Todos os meses, o Museu do Pão destaca uma peça emblemática do seu acervo. Os objetos artísticos, as alfaias agrícolas e os documentos históricos revelam pormenores pouco conhecidos sobre a cultura do pão e dos cereais.

peça do mês

Os objetivos artísticos, as alfaias agrícolas e os documentos históricos
revelam pormenores pouco conhecidos sobre a cultura do pão e os cereais.

revista “recolhendo o pão.
o agricultor britânico em guerra”.

fevereiro 2023

A História leva-nos de volta aos duros anos da Segunda Guerra Mundial, entre 1939 e 1945. Em Inglaterra, com a interrupção do comércio marítimo pelos submarinos alemães, os alimentos essenciais à população civil começaram a escassear. Para contrariar esta tendência, os agricultores britânicos abriram terrenos considerados incultos, criaram hortas nos jardins de Londres e aumentaram a produção de gado e cereais.

O tema é perigosamente atual. Em período de guerra na Europa, a produção de cereais volta a ser uma preocupação central dos governos nacionais. Ontem como hoje, cada país procura assegurar os bens essenciais para manter a soberania alimentar.

Esta revista evidenciava o empenho dos aliados no aumento da produção cerealífera, mesmo durante a guerra, para a garantir alimento à Europa, como forma de tranquilizar a população.

Venha descobrir esta interessante peça, na sala do Pão Político, Social e Religioso.

rp

Moeda Romana

janeiro 2023