Inspirado na Antiguidade Clássica, na Idade Média ou na época contemporânea, o Pão com História revela-nos os hábitos de alimentação das comunidades e o contexto histórico em que foi produzido.

pães com história

A partir de uma pesquisa feita pela equipa do Museu, todos os meses o
Museu do Pão apresentará um novo Pão com História.

pão dos faraós

fevereiro 2023

A civilização da antiguidade legou ao mundo o seu maior tesouro: o Pão.

Devemos à civilização egípcia não só a invenção dos fornos de lenha, mas também a descoberta da fermentação, primeiro como fruto do acaso e mais tarde estudada, apurada e aperfeiçoada por estes exímios padeiros da Humanidade.

O pão atual já pouco se parece com o que era consumido há milhares de anos, uma vez que as variantes de trigo e as estirpes de leveduras usadas atualmente serem substancialmente diferentes daquelas usadas na antiguidade.

No mês de fevereiro, a equipa do Museu do Pão recria simbolicamente o Pão dos Faraós. Um pão que tem como base da sua receita farinhas de trigo e cevada, os cereais que os egípcios utilizavam para fazer o pão; a cevada, que era também a base da sua bebida predileta, a cerveja e as sementes de cominhos, que eram na antiguidade sinónimo de longevidade, eram colocadas nos sarcófagos dos Faraós que acreditavam na vida eterna.

O Pão dos Faraós recupera os velhos sabores da Antiguidade, demonstrando que a ciência e a História se podem cruzar na criação de património gastronómico.

Venha descobrir este Pão na mercearia do Museu do Pão, exclusivamente durante o mês de fevereiro.

Pão de Pompeia

janeiro 2023