Inspirado na Antiguidade Clássica, na Idade Média ou na época contemporânea, o Pão com História revela-nos os hábitos de alimentação das comunidades e o contexto histórico em que foi produzido.
pães com história
A partir de uma pesquisa feita pela equipa do Museu, todos os meses o
Museu do Pão apresentará um novo Pão com História.
pão de roma antiga
abril 2023
No século III a.C. surgem em Roma os primeiros padeiros e as primeiras padarias. De acordo com a qualidade da farinha usada e a finura do grão, assim os romanos faziam diferentes tipos de pão: panis mundus, um pão de primeira qualidade feito com farinha refinada; panis secundarius, feito com uma farinha menos nobre e mais farelo e panis sordidus, de mais baixa qualidade, comummente o pão dos pobres.
Com a intenção de melhorar o sabor, os romanos cobriam a côdea do pão com ovo e salpicavam-na com sementes de plantas aromáticas (anis, funcho e dormideira).
Em Roma, além da sua função-base como alimento, o pão assumiu também uma vertente política. Era utilizado como parte do lema “panem et circenses” – Pão e circo, por ser distribuído nos grandes espetáculos públicos de forma a desviar as atenções das disputas de poder e das condições de vida a que o povo estava sujeito.
O Pão de Roma é o destaque do Mês de abril, na mercearia do Museu do Pão. Venha descobri-lo e saboreá-lo com História.
