outras valências
No Museu do Pão há sempre mais para descobrir. Uma imersão cultural que se complementa com um bar-biblioteca, uma mercearia, um carrossel temático e o atelier do museu, para uma experiência completa.
1ª edição do concurso “O Melhor Pão de Portugal”
O Pão é um elemento fundamental da dieta alimentar em todo o mundo desde há 12.000 anos e é um tema transversal a qualquer cultura gastronómica. De norte a sul, Portugal não é exceção e tem uma rica diversidade de Pães nacionais e regionais com uma já longa história. Por isso, o mais universal dos alimentos foi o mote para que a ACIP e o Museu do Pão se juntassem para convidar a indústria da panificação nacional a disputar o galardão de “O melhor Pão de Portugal”.
Cabe aos jurados, todos profissionais da área da panificação e restauração, a difícil missão de eleger o melhor dos melhores nas categorias de Trigo, Broa, Centeio, Sementes e Inovação. Este painel irá avaliar critérios tão diversos quanto o sabor, uniformidade, cor e brilho, textura, aroma, mastigação e o aspeto geral do Pão.
A 10 de maio, no Museu do Pão, cada Pão a concurso será avaliado numa prova cega por um painel de jurados que, numa primeira fase escolhe 5 Pães que passam à fase final, na qual os 5 selecionados serão avaliados por um outro painel de jurados para finalmente chegar ao grande vencedor, um por categoria, que será anunciado nesse mesmo dia, ao fim da tarde.
As inscrições no concurso decorrem até 2 de maio e devem ser formalizadas através deste link: https://forms.gle/Bc4KrmiwN4BhfrBw7
Mais informações sobre o concurso aqui.
bar - biblioteca
património cultural
O Bar-Biblioteca do Museu do Pão é um centro de referência documental do espólio bibliográfico para investigadores e estudiosos da temática do pão, assegurando a salvaguarda, valorização e divulgação do património e promovendo o espaço como recurso de referência nacional para a investigação nesta matéria.
uma pausa no tempo
Aqui se reúne um acervo bibliográfico de particular relevância, com inúmeras obras e títulos de publicações periódicas, mapas e importantes coleções de manuscritos e livros antigos, este é um espaço onde se pode fazer leitura presencial ao sabor de um café e sob o encanto da paisagem, onde o tempo parece parar.
De realçar também a decoração do espaço onde se destacam as peças ex-libris do Museu elaboradas com a massa do pão pela equipa do Atelier de Arte do Museu, em particular os dois candeeiros de teto e o Mural com a Palavra “Pão” escrita em inúmeros idiomas.
mercearia
uma viagem pelos sentidos
Na mercearia deixe-se levar pelo cheirinho a pão acabado de fazer. Do pão de trigo com chocolate ao pão de aveia, trigo simples e centeio, à broa de milho branca e amarela, aqui é também possível descobrir, todos os meses, o pão especial do Museu do Pão, uma verdadeira viagem gastronómica pelo maravilhoso mundo do pão.
uma viagem pelos sabores
Delicie-se também com as conservas da Comur, com cerca de 30 variedades minuciosamente trabalhadas num processo de produção artesanal, os enchidos, as compotas, o mel, o Queijo Serra da Estrela DOP, os licores e os produtos sem glúten da nossa marca.
carrossel
a história do carrossel
Com um nome que deriva das palavras italiana «Garosello» e espanhola «Carosella», que significam «pequena batalha», o nome «Carrossel» teve a sua origem em máquinas antigas que serviam como exercícios de preparação para combates, praticados por cavaleiros turcos e árabes no século XII, e posteriormente copiadas pelos cruzados durante a Idade Média.
o carrossel através dos tempos
No século XVIII, os carrosséis tornaram-se populares nos parques públicos da Europa como forma de entretenimento. Constituídos tradicionalmente por cavalos de madeira que se moviam para cima e para baixo simulando o galope, os carrosséis eram movidos por tração animal ou humana, sem plataformas, e onde os cavalos eram fixos por correntes.
Em meados do século XIX foram colocadas plataformas nos carrosséis, movidos por máquinas a vapor, e mais tarde foram instalados motores elétricos e adicionadas luzes e música, conferindo ao carrossel um encanto especial que perdura até hoje.
o carrossel do museu do pão
O carrossel do Museu do Pão, mandado construir propositadamente para este espaço com a temática do Pão, foi fabricado pelo mesmo construtor do carrossel da Torre Eiffel em Paris e é justamente uma homenagem às memórias de infância de cada um de nós: as do Pão quentinho a sair do forno de lenha e as da magia que os carrosséis nunca perderam. É por isso que aqui é convidado a fazer uma viagem no tempo, acessível a todos de forma gratuita e independentemente da idade. Porque no Museu do Pão é sempre tempo de sonhar.