outras valências
No Museu do Pão há sempre mais para descobrir. Uma imersão cultural que se complementa com um bar-biblioteca, uma mercearia, um carrossel temático e o atelier do museu, para uma experiência completa.
bar - biblioteca
património cultural
O Bar-Biblioteca do Museu do Pão é um centro de referência documental do espólio bibliográfico para investigadores e estudiosos da temática do pão, assegurando a salvaguarda, valorização e divulgação do património e promovendo o espaço como recurso de referência nacional para a investigação nesta matéria.
uma pausa no tempo
Aqui se reúne um acervo bibliográfico de particular relevância, com inúmeras obras e títulos de publicações periódicas, mapas e importantes coleções de manuscritos e livros antigos, este é um espaço onde se pode fazer leitura presencial ao sabor de um café e sob o encanto da paisagem, onde o tempo parece parar.
De realçar também a decoração do espaço onde se destacam as peças ex-libris do Museu elaboradas com a massa do pão pela equipa do Atelier de Arte do Museu, em particular os dois candeeiros de teto e o Mural com a Palavra “Pão” escrita em inúmeros idiomas.
mercearia
uma viagem pelos sentidos
Na mercearia deixe-se levar pelo cheirinho a pão acabado de fazer. Do pão de trigo com chocolate ao pão de aveia, trigo simples e centeio, à broa de milho branca e amarela, aqui é também possível descobrir, todos os meses, o pão especial do Museu do Pão, uma verdadeira viagem gastronómica pelo maravilhoso mundo do pão.
uma viagem pelos sabores
Delicie-se também com as conservas da Comur, com cerca de 30 variedades minuciosamente trabalhadas num processo de produção artesanal, os enchidos, as compotas, o mel, o Queijo Serra da Estrela DOP, os licores e os produtos sem glúten da nossa marca.
carrossel
a história do carrossel
Com um nome que deriva das palavras italiana «Garosello» e espanhola «Carosella», que significam «pequena batalha», o nome «Carrossel» teve a sua origem em máquinas antigas que serviam como exercícios de preparação para combates, praticados por cavaleiros turcos e árabes no século XII, e posteriormente copiadas pelos cruzados durante a Idade Média.
o carrossel através dos tempos
No século XVIII, os carrosséis tornaram-se populares nos parques públicos da Europa como forma de entretenimento. Constituídos tradicionalmente por cavalos de madeira que se moviam para cima e para baixo simulando o galope, os carrosséis eram movidos por tração animal ou humana, sem plataformas, e onde os cavalos eram fixos por correntes.
Em meados do século XIX foram colocadas plataformas nos carrosséis, movidos por máquinas a vapor, e mais tarde foram instalados motores elétricos e adicionadas luzes e música, conferindo ao carrossel um encanto especial que perdura até hoje.
o carrossel do museu do pão
O carrossel do Museu do Pão, mandado construir propositadamente para este espaço com a temática do Pão, foi fabricado pelo mesmo construtor do carrossel da Torre Eiffel em Paris e é justamente uma homenagem às memórias de infância de cada um de nós: as do Pão quentinho a sair do forno de lenha e as da magia que os carrosséis nunca perderam. É por isso que aqui é convidado a fazer uma viagem no tempo, acessível a todos de forma gratuita e independentemente da idade. Porque no Museu do Pão é sempre tempo de sonhar.